Relacionamentos Abusivos
- Késia Zaidan
- 19 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Os relacionamentos geralmente começam de uma forma agradável, com boas risadas, encantamento mútuo e uma dose de sedução.
No início os sentimentos e sensações são especiais e anestesiantes, aquela nova fase vem com a promessa de uma vida cheia de aventuras e emoções, o tempo vai passando e de fato muitos momentos incríveis acontecem, iniciando um registro emocional de afeto, carinho e muita cumplicidade.
Seria perfeito se a relação fosse congelada nesse modelo, exatamente assim, com cumplicidade, amor, afeto, sensualidade e bom humor, mas infelizmente os relacionamentos abusivos mudam drasticamente, fazendo de refém e propriedade a pessoa que até outro dia era tratada com respeito e carinho.
Não existe uma fórmula para detectar um abusador, toda previsibilidade que se tem em várias áreas da vida se torna nula no campo afetivo, justamente porque uma relação é formada por duas pessoas, e não se pode adivinhar o que de fato habita na mente do outro, mas é possível se atentar aos mínimos sinais de desiquilíbrio emocional, não normalizando cenas constrangedoras de ciúmes, atitudes de posse e agressões físicas ou verbais.
A hora de sair da relação é quando os primeiros (ou o primeiro) eventos acontecem, a famosa segunda chance ao outro pode ser a condenação a si, existem casos em que o abusador muda de postura e a parte agredida passa a se impor, não mais permitindo as subidas de tons e as frases ofensivas, mas também existem outros que a relação vira uma roda, um ciclo vicioso de agressões seguidas de lagrimas de arrependimento, tudo se repete e a vida se torna triste, limitada e sem perspectiva.
Estar em uma relação abusiva não significa uma condenação a tristeza eterna, mas só é possível se libertar buscando ajuda e se fortalecendo para romper definitivamente os laços, pois os abusadores são sempre manipuladores, agressivos e vingativos, com eles dificilmente se consegue manter uma relação amigável após o término.
Refletir sobre os conselhos dos amigos e familiares é essencial, pois quando tudo sinaliza para um caminho se faz necessário uma pausa para analisar os fatos, afinal nada nasce grande, nem o amor e nem o ódio, nem o carinho e nem a agressão, todos esses sentimentos e atitudes passam por transformações que levam de um extremo ao outro transformando em pesadelo o que parecia uma história de amor.
Comments